A partir das demandas identificadas nas empresas pelas federações e sindicatos industriais, o Sistema oferece dbásica, formação profissional, capacitação empresarial e soluções técnicas e tecnológicas às indústrias. 

Conheça o Sistema Indústria

 

Há oito décadas, o Sistema Indústria, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), exerce papel de vanguarda na economia do Brasil. São 80 anos de trabalho dedicados à melhoria do ambiente de negócios, ao aumento da competitividade da indústria nacional e ao desenvolvimento econômico e social do país.

A atuação da CNI tem sido fundamental, também, para estimular as empresas a adotarem inovações tecnológicas, rumo à quarta revolução industrial, para ajudar governos na formulação de políticas públicas e para elevar a inserção do país em um mercado global cada vez mais competitivo.

Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mais de 73 milhões de trabalhadores já foram beneficiados com formação e capacitação profissional em 28 setores da indústria. Além disso, o SENAI possui uma rede com 58 institutos de tecnologia e 25 institutos de inovação, que prestam serviços customizados para empresas localizadas nas diversas regiões brasileiras.

Já o Serviço Social da Indústria (SESI) beneficia 1,2 milhão de pessoas por ano, oferecendo educação básica de alta qualidade. A entidade é, também, a maior referência do país em segurança e saúde no trabalho, beneficiando 4 milhões de trabalhadores por ano. Um dos destaques nessa área são os Centros de Inovação SESI, que apoiam as empresas com base em soluções consagradas internacionalmente.
 
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por sua vez, prepara as empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

O Sistema Indústria é composto, ainda, por 27 Federações, que atuam para fortalecer e desenvolver o setor industrial em cada um dos estados brasileiros; e por 44 associações setoriais, que formam o Fórum Nacional da Indústria (FNI).


Mapa Estratégico da Indústria

A atuação do Sistema Indústria é norteada pelo Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, documento elaborado pela CNI que detalha as iniciativas necessárias para, no horizonte de quatro anos, tornar a Indústria Brasileira mais competitiva, inovadora, global e sustentável.

 


Apresentação completa

O documento abaixo (PDF disponível para download) apresenta uma visão panorâmica dessa rede, cujo objetivo central é apoiar e fortalecer ainda mais a Indústria Brasileira, que atualmente é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, por 55% das exportações, por 30% da arrecadação de impostos federais e pela geração de aproximadamente 10 milhões de empregos.

 

 

CNI, SESI, SENAI e IEL

Saiba mais sobre as quatro instituições que formam o Sistema Indústria: 

Em prol do desenvolvimento da indústria e do Brasil

A Confederação Nacional da Indústria é o órgão máximo de representação do setor industrial brasileiro. A entidade mantém, em Brasília (DF) e em São Paulo, equipes dedicadas à promoção de um ambiente favorável para negócios e ao aumento da competitividade da indústria e do país.

Frentes de atuação da CNI:

  • Aumentar a competitividade da economia brasileira.
  • Promover o desenvolvimento associativo das indústrias.
  • Aprimorar as condições de infraestrutura no país.
  • Estimular a vocação inovadora do setor produtivo.
  • Internacionalizar as empresas brasileiras.
  • Reduzir a insegurança jurídica que afeta o ambiente de negócios.
  • Participar do debate na elaboração de leis e normas.
  • Conservar o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade ambiental
  • Incentivar a atividade de pequenas empresas.
  • Influenciar a formulação da política industrial.
  • Aprimorar o sistema de propriedade intelectual.
     

Experiência em educação profissional e inovação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Desde a sua criação, em 1942, a entidade já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria.

O SENAI apoia a competitividade da Indústria Brasileira por meio de um amplo portfólio de serviços voltados a atender demandas das empresas. É, por exemplo, o maior parceiro da indústria no apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

Com trabalho reconhecido por instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), o SENAI também oferece educação profissional conectada com as tendências do mercado de trabalho.
 

Referência em educação regular e segurança e saúde do trabalhador

Criado em 1946, o Serviço Social da Indústria (SESI) atende indústrias e trabalhadores em gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) e na promoção da saúde e educação dos trabalhadores, seus dependentes e comunidades. 

Em sintonia com a realidade e necessidades da indústria nacional, a rede de escolas do SESI tem por objetivo preparar os jovens para o ambiente profissional e reforçar sua formação básica e continuada, utilizando modernas tecnologias educacionais, com base em experiências reconhecidas internacionalmente.

Para diminuir o índice de afastamentos do trabalho e estimular um estilo de vida saudável para os industriários, o SESI oferece programas de promoção da segurança, saúde e qualidade de vida, com soluções para atender às demandas da indústria e aumentar sua produtividade. 

Os números também confirmam o sucesso das iniciativas. Nas empresas, mais de 3 milhões de trabalhadores foram beneficiados, apenas em 2017, com serviços de segurança e saúde no trabalho. Na rede educacional do SESI, foram realizadas mais de 1,7 milhão de matrículas em educação básica e continuada e em ações educativas durante todo o ano passado.

Conhecimento para formar líderes do futuro

O Instituto Euvaldo Lodi  prepara as empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

Com 86 unidades localizadas em todo o território nacional, o IEL implementa soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada empresa e cadeia de valor. Para isso, conta com o apoio das melhores universidades do Brasil e do mundo. O objetivo é levar às empresas vantagens competitivas necessárias para enfrentar desafios impostos pelo mercado global. 

No campo da inovação, o Núcleo Central do IEL é responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento liderado pela CNI e pelas principais lideranças empresariais nacionais para fortalecer e ampliar a inovação no Brasil.