15/03/2025 | Robótica

Os grandes vencedores do Festival SESI de Educação 2024-2025 🏆

Cerimônia de encerramento geral do Festival SESI de Educação

Torcida vibrante, competidores emocionados, tensão no ar... É a final das competições nacionais de robótica! O que está em jogo? Uma vaga no mundial. Mas não é só isso! Ir para o mundial significa abrir um leque de oportunidades e reconhecimento, ter contato com olheiros de faculdades, fazer conexões com pessoas do mundo inteiro e, principalmente, deixar sua marca na robótica brasileira. 

Nos últimos quatro dias, o Centro Internacional de Convenções do Brasil foi tomado pela energia contagiante de alunos de 26 estados, cada um trazendo um pouquinho da sua cultura para o Festival SESI de Robótica 2025.

Quem vê de fora fica impressionado: crianças e adolescentes desenvolvem e automatizam robôs sozinhos! Eles podem ser pequenos robôs de LEGO, carrinhos de Fórmula 1, robôs maiores e até gigantes, com até 1,5m de altura. E quem conversa com esses alunos fica ainda mais surpreso. Eles demonstram confiança, têm uma oratória impecável e apresentam projetos científicos e sociais bem estruturados. O primeiro pensamento é: quem são essas crianças? E a resposta é simples: essa é a galera da robótica!

O festival aconteceu entre 12 e 15 de março e contou com a participação de 2,2 mil competidores e mais de 25 mil visitantes. As competições foram realizadas nas seguintes modalidades:  FIRST LEGO League (FLLC)FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC)  e F1 in Schools (F1)

Quem são as equipes que vão para as competições mundiais? 

As equipes classificadas para o mundial da FIRST, em Houston, EUA, foram: 

  • FLL: Heroes (SP), Biotech (SP), Wise Foxes (SP)
  • FTC: 24557 Unimate (SC), 26914 Robotech (SE) e 23059 Falcon (MA)
  • FRC: 7563 Megazord (SP), 9199 Sharks (SP), 1156 Under Control (RS)

Além de três equipes indicadas para o mundial do F1 in Schools: Alpha (SC), Gear One (ES) e Hyoku (ES).

Na modalidade iniciante, a FIRST LEGO League Challenge (FLLC), alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte. Conheça o desafio deste ano na FLLC

Na F1 in Schools, o projeto educacional é organizado pela FÓRMULA 1. O desafio instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento. Conheça o desafio da F1 in Schools

F1 In School -Acompanhe o último dia de competições F1 In Schools no Festival SESI de Educação

Na FIRST Tech Challenge (FTC), estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena. Conheça o desafio deste ano na FTC. 

"É muito bom a sensação de conquistar esse lugar. É o nosso primeiro ano no nacional e já ganhar algo tão grande assim é muito gratificante, estou muito feliz", declara Enzo Cassol de Déa, 17 anos, capitão da Unimate.

FTC - Acompanhe o último dia de competições FTC no Festival SESI de Educação

FIRST Robotics Competition (FRC) é considerada a olimpíadas dos robôs! É a categoria mais avançada, com alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial. Os robôs chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para realizar tarefas em uma arena. Conheça o desafio deste ano na FRC

"A primeira vez que a gente ganha, eu joguei ano passado, mas a gente não ganhou. E agora, sendo operator (pilota), né, é uma emoção inexplicável. Principalmente ganhando duas partidas seguidas, era uma partida que a gente sabia que ia ser difícil, mas deu certo. era um sonho meu ser operator e daí deu certo. Com muito treino a gente conseguiu realizar e aí o resultado foi muito bom. Nossa, para o mundial, o coração está a mil, mas vai dar tudo certo. Se Deus quiser, a gente vai arrasar lá também", Lavínia Melo, Megazord (SP).

FRC - Acompanhe o último dia de competições FRC no Festival SESI de Educação

Histórico do SESI

Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante (FLLC).

Confira as fotos do Festival SESI de Educação!

Os melhores momentos do evento já estão disponíveis no nosso álbum no Flickr. Acompanhe as montagens dos robôs, os desafios das equipes e toda a energia da competição!  

Acesse agora e veja de perto a inovação e a criatividade dos estudantes.

Foto: Iano Andrade, Ingrid Souza, Cristiano Eduardo e Gilberto Sousa/SESI

Da Agência de Notícias da Indústria