30/01/2026 | Institucional

CNI reúne setor para definir principais temas da indústria na Agenda Legislativa

Líderes industriais vão se reunir na próxima terça (3) e quarta-feira (4) na Confederação Nacional da Indústria (CNI) para elaborar um documento com os projetos de lei prioritários para o setor no ano. O Seminário de Construção da Agenda Legislativa da Indústria 2026 terá a participação de mais de 600 representantes, entre empresários, dirigentes e executivos de federações estaduais das indústrias, associações setoriais e sindicatos industriais.

Entre os temas que serão tratados e incluídos na 31ª Agenda Legislativa da Indústria estão o projeto de regulamentação da Inteligência Artificial, a reforma da lei de geral de concessões, o marco legal do comércio exterior, a reforma da tributação sobre a renda corporativa, além de projetos trabalhistas que tratam de mudanças na licença paternidade e na jornada de trabalho.

Na abertura do seminário, na manhã de terça-feira, a CNI receberá parlamentares para debater as perspectivas da agenda legislativa para 2026. Alguns nomes já estão confirmados, como a senadora Tereza Cristina (PP-MS), a deputada Luísa Canziani (PSD-PR) e o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

A construção da Agenda Legislativa da Indústria 2026 já conta com a participação de 148 entidades industriais, sendo 112 associações, 27 federações e 9 sindicatos. Participam deste processo mais de 670 de associações, federações e sindicatos da indústria. 

“A CNI espera que sejam priorizados mais de 100 projetos pela base industrial para acompanhamento junto ao Congresso Nacional. Teremos janelas de votações concentradas no primeiro semestre e no período pós-eleitoral”, afirma o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz. “A capacidade de enfrentar o Custo Brasil e preservar a estabilidade macroeconômica dependerá da nossa prontidão técnica e política. Nesse contexto, a Agenda Legislativa se consolida como instrumento central de articulação de temas importantes para a indústria brasileira”, acrescenta o diretor.