14/03/2022 | Inovação e tecnologia

Capacete Elmo é eleito o melhor case de inovação do SENAI

Participantes do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria escolheram os três melhores cases apresentados pelos Institutos SENAI de Inovação (ISI) e de Tecnologia (IST) durante o evento. O primeiro lugar ficou com o capacete de respiração assistida não-invasivo (Elmo), seguido pelo Sérum Gel antienvelhecimento e a vacina contra a Covid-19 RepRNA.

O capacete Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasivo, que diminuiu em até 60% a necessidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os protótipos foram desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) do Ceará.

Conheça o Elmo, o capacete que reduz em 60% a necessidade de UTI para pacientes com covid-19

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face. Além de não haver necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

Já o Sérum Gel foi resultado de um processo tecnológico para a produção do extrato líquido de pimenta-biquinho e elaboração de um cosmético antienvelhecimento. As vacinas foram produzidas por pesquisadores a partir um plano de desenvolvimento global que está sendo realizado no Brasil, Estados Unidos e Índia, por meio da parceria entre as três instituições: SENAI CIMATEC e HDT Bio Corp.

Foto: Divulgação/FIEC

Da Agência de Notícias da Indústria