25/07/2025 | SESI Lab
Desafio feito, missão cumprida! O SESI Lab lançou um desafio nas redes sociais: se o seu perfil oficial no Instagram atingisse 100 mil seguidores até o dia 27 de julho, o público ganharia uma semana de gratuidade para o museu. Dito e feito. De 29 de julho a 3 de agosto, com apoio da Shell e do Ministério da Cultura, o SESI Lab estará de portas abertas para comemorar esta marca.
Retire seu ingresso gratuito para o SESI Lab
Com este número, o SESI Lab se consolida como um dos museus mais populares da capital federal – e o reconhecimento nas redes sociais comprova a admiração do público. Com a missão de descomplicar a tecnologia e promover a divulgação científica, o museu encontrou na esfera on-line uma plataforma eficiente para levar esta mensagem.
“Desde sua concepção, o SESI Lab se propõe a ser um museu diferente: interativo, vivo, dinâmico. E o Instagram é um dos principais canais de comunicação com o público. Nosso desafio é continuar crescendo de maneira orgânica e poder levar as novidades da programação cada vez mais longe, pensando em maneiras criativas de comunicar a proposta deste espaço único, onde arte, ciência e tecnologia se encontram”, afirma Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria.
Programação gratuita até 3 de agosto!
A programação gratuita do SESI Lab está com muitas atrações. Até o dia 27 de julho, o festival Brinca+ encanta a criançada. A dupla Mundo Aflora comanda o palco no fim de semana com uma mistura de música, teatro e contação de histórias. As famílias também podem curtir três apresentações do espetáculo Vida de Mamulengo, além de oficinas e ativações científicas e artísticas para todas as idades.
Confira a programação completa do festival Brinca+
De terça-feira (29) a domingo (3), das 10h às 12h e das 14h às 17h, serão realizadas ativações científicas com o programa educativo do SESI Lab. No sábado e no domingo, acontecem as oficinas mão na massa. Atenção: as oficinas têm limite de 20 vagas, com fichas distribuídas 30 minutos antes, no 1º andar.
- Sábado (2/8), às 14h – Programando Rotas Urbanas: A atividade lúdica e educativa propõe aos participantes o desafio de circular por uma cidade do futuro utilizando programação desplugada, enquanto refletem sobre a mobilidade urbana e as possibilidades de descarbonização.
- Domingo (3/8), às 11h - Jornada da Descarbonização: É um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo SESI Lab que visa a conscientização sobre a pegada de carbono e a importância da neutralidade carbônica.
- Domingo (3/8), às 14h – Construindo Circuitos com Massinha: Trabalha o tema da eficiência energética em uma abordagem que interliga saberes científicos com uma prática de arte e design voltada à construção de um gerador.
Clube do livro
No sábado, os participantes do Clube do Livro Pensa-Mundo, organizado pelo programa educativo do SESI Lab, se reúne para debater O Som do Rugido da Onça, da autora Micheliny Verunschk. A obra venceu o Prêmio Jabuti de 2022 na categoria romance literário e conta a história de duas crianças indígenas raptadas no século 19.
Acessibilidade garantida
Todo primeiro domingo do mês, o SESI Lab promove o dia acessível. A ideia é garantir a inclusão e a participação de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. O museu será adaptado com redução de iluminação e de som, além modificações no uso de determinados aparatos, de modo a proporcionar uma experiência mais agradável e inclusiva. Serão disponibilizados recursos de acessibilidade para empréstimo, como abafadores de ruído e brinquedos sensoriais para regulação. O museu disponibiliza, caso necessário, uma sala de descompressão, com luz reduzida, puffs e almofadas.
Sucesso nas redes
O perfil do SESI Lab no Instagram é um ponto de encontro para o público. Lá estão disponíveis informações sobre a programação do museu, curiosidades sobre o acervo e detalhes sobre o funcionamento de um espaço único em Brasília. Também há detalhes sobre os vários programas e atividades realizadas no local, como Night Lab, Clube do Livro, Comunidade Maker Livre e muito mais.
Confira posts do SESI Lab que deram o que falar nas redes:
1. Night Lab: convite escondido
O Night Lab é um dos eventos mais aguardados e disputados do SESI Lab: uma vez por mês, o museu abre as portas para noites regadas a música boa e ciência. A equipe do SESI Lab escondeu ingressos para a edição de junho em vários pontos da cidade. O post gerou muitas interações - e alguns sortudos conseguiram curtir o show do rapper FBC e as oficinas sobre o tema energia.
2. Uma Noite no Museu
O vídeo que apresenta o trabalho do técnico de manutenção complexa do SESI Lab é um dos mais assistidos do Instagram do museu. Durante à noite, quando o museu fecha, é ele o responsável por garantir que os aparatos científicos do museu estejam funcionando no dia seguinte.
3. Descubra a ciência das cores
O post sobre a Sala Monocromática cativou os seguidores ao explicar o conceito científico por trás de um dos aparatos mais curiosos do SESI Lab – e mostrou que a divulgação científica pode ser divertida.
4. Vá de metrô
Sabia que dá para aproveitar um dia inteiro no SESI Lab sem gastar nada? O post mostra como chegar ao museu de metrô, aproveitando a gratuidade no transporte público do DF aos domingos e feriados. O SESI Lab está localizado bem no centro de Brasília, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, garantindo acesso fácil ao público de todas as regiões administrativas.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de petróleo e gás, soluções baseadas na natureza, e pesquisa, desenvolvimento e trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Foto: Iano Andrade/CNI
Da Agência de Notícias da Indústria