09/04/2025 | Institucional

Presidente da FIEC participa de sessão em homenagem ao centenário de Edson Queiroz

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na manhã desta quarta-feira (9) de Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao centenário do empresário cearense Edson Queiroz. Cavalcante ressaltou a importância do legado deixado por Queiroz, que morreu precocemente num acidente aéreo em 1982.


“O Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome representa o maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar todo o legado deixado por ele”, destacou Ricardo Cavalcante.


“Hoje, o setor industrial do Ceará tem o maior grupo de água mineral do país, a Minalba. A Esmaltec, fundada por ele, é o maior grupo da área de metalmecânico e o Grupo Edson Queiroz também é o maior produtor de gás do país. Além disso, na área de jornalismo tem a TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Ceará)”, acrescentou o presidente da FIEC.

Autor do requerimento da homenagem no Congresso, ao lado da deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) pontuou que Edson Queiroz foi um homem que esteve à frente do seu tempo. “Foi um visionário, merece todas as homenagens”, disse Girão. 

O ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou a iniciativa. “A história do Edson Queiroz se confunde com a história do desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos. Era um idealista e acima de tudo um sonhador, apaixonado pelo Ceará e pelas coisas que ele fazia. São homens como o Edson que fizeram o desenvolvimento e fortalecimento da economia cearense, por acreditar que a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. Parabéns à família que deu continuidade ao seu legado”, discursou Camilo.

  • Veja como foi a Sessão Solene

Ao vivo: Homenagem ao centenário de nascimento de Edson Queiroz – 9/4/25

Estiveram presentes à sessão solene o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; os senadores Eduardo Girão e Cid Gomes (PSB-CE); a deputada Fernanda Pessoa; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos; entre outras autoridades, além de filhos e netos de Edson Queiroz, entre eles a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

Legado de Edson Queiroz

Nascido em Cascavel (CE), em 12 de abril de 1925, Edson Queiroz é reconhecido como o principal empresário do Ceará do século XX. Ele morreu vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em 1982.

O legado de Edson Queiroz se perpetua por meio do Grupo Edson Queiroz, que atualmente é referência nacional e atua nos segmentos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.

Sua contribuição também se estendeu ao setor educacional. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, dois anos depois, concretizou um de seus maiores projetos: a inauguração da Universidade de Fortaleza (Unifor). Sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social seguem como referência para os setores educacional e industrial.

Fotos: Gilberto Sousa/CNI
Da Agência de Notícias da Indústria