30/01/2024 | SESI Lab
A temporada de férias que já atraiu cerca de 40 mil visitantes ao SESI Lab desde 2 de janeiro está na reta final. De terça-feira (30) até domingo (4/2), o museu 100% interativo promove programação especial para encerrar com chave de ouro a maratona para toda a família com exibição de filmes, espetáculos teatrais e muita interatividade. Mesmo sem cobrança de ingressos, é necessário emitir bilhetes na Sympla ou na bilheteria física do museu.
O horário de funcionamento segue o mesmo: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 19h. O café SESI Lab e a loja conceito do museu funcionarão nos mesmos dias e horários de atividades do museu.
As atrações culturais foram realizadas em todas as sextas, sábados e domingos de janeiro e seguirão até o primeiro fim de semana de fevereiro. Nos demais dias, o museu estará aberto para visitação. Em todos os dias a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
A programação detalhada é divulgada semanalmente no Instagram e no site do SESI Lab, mas confira, abaixo, um spoiler e já marca na agenda!
Exibição de curtas e espetáculos teatrais no espaço mais democrático da cidade
Com a inauguração do SESI Lab, em novembro de 2022, Brasília ganhou um espaço multiuso com entrada grátis, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel do SESI Lab é um presente para moradores e turistas com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações.
O espaço recebeu diversos espetáculos teatrais e encerrará a temporada com o "Sementes: quando o sonhadário germina", com sessões às 11h de sábado e de domingo.
Na programação de férias, o projeto “Cine Curtas” é realizado no Experimento Lab, com sessões sextas, sábados e domingos às 17h. A programação cinematográfica do SESI Lab conta com a curadoria de Glauce Pena Santos, em conjunto com a equipe de Programação Cultural do museu. Neste fim de semana, a animações escolhida foi o longa “Minhocas”, primeiro filme feito em stop motion no Brasil produzido em 2013.
O Experimento Lab também será palco, a partir das 15h, para a peça "Ecofuturo: aventuras no multiverso", com Educativo SESI Lab.
Oficinas interativas para todas as idades
As oficinas interativas Borboletário virtual e Tons de si serão realizadas às 11h e às 16h nas sextas-feiras. Já aos sábados e domingos, às 11h, às 15h e às 16h. Já as sessões do jogo Memória Sensorial ocorrerão nesta sexta, às 15h, no Experimento Lab.
As senhas para participar da programação serão distribuídas 30 minutos antes de cada início, no primeiro pavimento do museu próximo aos elevadores. As atividades estão sujeitas à lotação.
Museu acessível para romper as barreiras da diversidade
Neste domingo (4), será realizada a terceira edição das visitas acessíveis para atender pessoas com espectro autista, neurodivergentes e a comunidade surda. A cada edição são disponibilizados 200 convites para as visitas das 8h às 10h. Já as visitas guiadas, às 15h, são para a comunidade surda com capacidade para receber 20 pessoas, por sessão, mas sem a necessidade de emitir voucher específico para a atividade. Após adquirir entrada no SESI Lab, os interessados devem se dirigir ao balcão de informações no horário da visita para participarem do grupo.
Tudo com entrada gratuita e sempre no primeiro domingo de cada mês. Mesmo sem cobrança, é necessário garantir ingresso antecipado no site da Sympla ou na bilheteria física do museu.
Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação
Desde a inauguração, mais de 250 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.
O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.
Fotos: Letícia Verdi