28/08/2025 | Inovação e tecnologia

Destino da 37ª imersão da MEI, Finlândia é referência em inovação e economia circular

A 37ª edição do Programa de Imersões da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Business Finland, tem como destino a Finlândia. O grupo, formado por 21 representantes de indústrias, startups, governo e academia, estará no país de 1º a 5 de setembro. 

Com o tema Economia Circular, a imersão vai promover visitas aos principais ecossistemas de inovação do país, que ocupa o 7º lugar, entre 130 economias, no Índice Global de Inovação (IGI). Além de conhecerem empresas e iniciativas governamentais pioneiras em circularidade, os participantes terão contato com instituições relevantes nas áreas de educação, bioeconomia, energia sustentável e digitalização. 


“Sabemos que a Finlândia tem uma política de economia circular referência mundial, e o sucesso dessa política se deve a um ecossistema de inovação consolidado, com articulação do setor público e privado. Saber disso é uma coisa, outra coisa é estar imerso nesse ambiente, ver in loco tecnologias pioneiras e dialogar com os profissionais e empresas”, afirma Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI.


Essa é a segunda vez que a MEI promove uma imersão para a Finlândia desde que o programa de Imersões começou, em 2016 - a primeira ao país nórdico foi em 2022. Nesta edição, os ecossistemas visitados estão na capital Helsinki e nas cidades de Espoo e Tampere. 

Reuniões com ministros e visitas a empresas e centros de inovação 

O superintendente da CNI explica que a imersão tem como objetivo identificar não só projetos estratégicos do setor produtivo, como também programas e políticas de financiamento, implementação e regulação.  

A programação começa com reunião com os ministros de Assuntos Econômicos e Emprego, Educação e Cultura, e Meio Ambiente; no mesmo dia da visita à Universidade Aalto e ao VTT Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia. De terça (2) a quinta-feira (4), o grupo visita oito grandes empresas líderes em tecnologia e sustentabilidade, como Nokia e Fortum, que abriu a maior planta da Europa de circularidade de baterias de veículos elétricos.  

Também está prevista no roteiro interação com deeptechs, como a Hycamite e a Nordic Bioproducts. E, por fim, a imersão promove um encontro na sede da Business Finland, que já tem uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e a Sitra, um dos principais think thanks e fundos de inovação do país. 

“Construímos a agenda de visitas para atender interesses de economia circular, bioeconomia e um pouco de transição energética e digitalização. Fico feliz de recebermos um grupo tão graduado quanto esse”, afirma Matti Landin, comissário de comércio no Brasil para a Business Finland, parceira da MEI na imersão e principal agência de financiamento de inovação do país. "Atuamos nos grandes desafios mundiais que podem ser solucionados com tecnologia”, resume Landin.

Confira a agenda completa da 37ª imersão da MEI na Finlândia

Foto: Tuomas Uusiheimo/Finland
Arte: Daniel Pedrosa
Da Agência de Notícias da Indústria​​​​​​​