16/01/2025 | Inovação e tecnologia

Conheça os 33 projetos de indústria 4.0 aprovados na chamada Smart Factory

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgam os 33 projetos com tecnologias da indústria 4.0 que vão receber aporte de R$ 16,4 milhões pela chamada Smart Factory.

A chamada faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo dentro da modalidade de transformação digital e tem como objetivo dar apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com tecnologias que melhorem a produtividade de micro, pequenas e médias indústrias.

Os R$ 16,4 milhões em recursos não reembolsáveis vão financiar até 70% do custo dos projetos, os outros 30% são contrapartida das empresas.

Esses recursos, aliados ao conhecimento de especialistas dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, apoiarão as empresas a desenvolver soluções tecnológicas que vão desde plataformas que integram Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial para melhorar a eficiência equalidade da produção até sistemas de realidade aumentada para apoiar em processos de manutenção da indústria de construção.

As proponentes tiveram até 11 de novembro para submeter as propostas junto aos Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI pela Plataforma Inovação para a Indústria. Além do desenvolvimento, os projetos preveem a aplicação em MPMEs industriais – que serão as empresas validadoras das soluções. A duração máxima é de 12 meses, sendo prorrogáveis por, no máximo, três meses.

Cabe ressaltar que, conforme previsto no regulamento da categoria Smart Factory, todas as soluções precisam ter níveis de prontidão tecnológica (Technology Readiness Level - TRL) de 6 a 9 e resultar em novos produtos, processos ou serviços que sejam levados ao mercado e atendam às demandas de MPMEs industriais. Os Institutos SENAI coordenadores de cada projeto tiveram o papel de atestar o TRL das respectivas soluções.

Conheça os projetos, categorizados pelas suas principais tecnologias propostas:

O que é o Brasil Mais Produtivo? 

O Brasil Mais Produtivo é o maior programa federal de produtividade e digitalização da indústria. Lançado em novembro de 2023, tem a meta de engajar 200 mil micros, pequenas e médias empresas do setor industrial - dessas, 93 mil terão atendimento presencial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).  

Além de diagnóstico gratuito, o B+P oferece serviços de consultoria, educação profissional e apoio financeiro para melhorar a gestão, otimizar processos e promover o uso de tecnologias na empresa, pilares indispensáveis para a competitividade dos negócios. 

A chamada Smart Factory, com a aplicação de tecnologias da indústria 4.0 em MPMEs, faz parte da modalidade de transformação digital do programa. Até 2027, a estimativa é desenvolver 300 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs. 

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Iano Andrade
Da Agência de Notícias da Indústria